Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

terça-feira, 31 de julho de 2012

Depilação caseira: como evitar reações alérgicas e pelos encravados


Por Mariana Bradford


Seja por falta de tempo de ir ao salão ou preguiça, o fato é que muitas mulheres preferem fazer a depilação em casa, sem ajuda profissional. Não há nada errado nisso, mas é importante ter em mente alguns truques e dicas para evitar reações alérgicas e pelos encravados que podem surgir após o procedimento.



Segundo a dermatologista Marcia Linhares, todos os métodos de depilação agridem a pele de alguma forma e, por isso, é importante saber qual se adapta melhor à sua. “A melhor maneira de descobrir isso é testando. Mas a depilação a laser (definitiva) continua sendo o método mais eficaz de remoção dos pelos”, explica a profissional.



Veja abaixo dicas para evitar e tratar alergias e pelos encravados:


Depilação com cera



Antes de começar o procedimento, é importante deixar a pele bem limpa e verificar se você não é alérgico a algum componente da cera. Para prevenir reações, Marcia recomenda aplicar um creme à base de corticoide e antibiótico logo após a depilação – mas sempre prescrito por um dermatologista. Se, ainda assim, a pele ficar irritada, uma dica é aplicar Bepantol ou outra pomada cicatrizante para regenerar a área.



Para prevenir pelos encravados, a depiladora Jucélia Silva, da Depillah, recomenda fazer, diariamente, uma esfoliação leve com bucha vegetal e sabonete líquido neutro (mas evite fazê-lo no intervalo de três dias após a depilação, quando a pele está mais sensível). 



Outra dica é esfoliar a pele três dias antes de depilar para remover a penugem ligeiramente encravada e permitir que ela seja removida na depilação – nesse caso, a esfoliação com óleo de amêndoas e açúcar é uma ótima opção. Jucélia aconselha ainda não usar roupas muito justas e passar uma lâmina bem limpa um dia após o procedimento. Isso ajuda a renovar a camada superficial da pele e evita o encravamento.



Se quiser retirar o pelo encravado, utilize uma pinça bem limpa. Mas, se a remoção estiver difícil, Jucélia indica não “cutucar” nem machucar a pele para evitar manchas e cicatrizes. No caso de o pelo encravado estar muito profundo ou formar um cisto – mais rígido, dolorido e maior que a inflamação –, a depiladora recomenda não mexer e procurar um dermatologista para extraí-lo.


Depilação com lâmina



Segundo Marcia, a principal precaução para investir neste método é utilizar uma lâmina nova a cada depilação e estar sempre com a pele limpa antes de iniciar o procedimento.A dermatologista diz ainda que usar espumas de barbear para suavizar a área é fundamental, e a dica do creme à base de corticoide e antibiótico após a depilação também vale nesse processo (desde que prescrito por um médico).



Como na depilação com cera, uma pomada cicatrizante também pode ajudar em caso de reação alérgica. Marcia ressalta também a importância de verificar alguma alergia ao metal em si – nesse caso, deve-se suspender o uso do método.


0 comentários: