Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O que fazer para ajudar uma pessoa que se mutila?

Hoje vou apresentar pequenas orientações para aquelas pessoas que conhecem ou são amigos e familiares de uma pessoa que sofre de automutilação.

Compreenda a pessoa

Coloque-se no lugar dela, de começo podemos não entender o motivo, o porquê a pessoa está se cortando, mas se colocar no lugar dela ajuda na compreensão. Não é fácil carregar vários problemas dentro de si, ninguém quer sentir dor e em um ato desesperado de fazer com que pare de doer, algumas pessoas recorrem a qualquer tipo de coisa. Você não vê, mas talvez pudesse ser capaz de fazer o mesmo.

Esteja sempre lá

Esteja sempre presente quando essa pessoa precisar de você, para escutar um desabafo, dar um ombro amigo, deixar a roupa ficar coberta de lágrimas. Seja numa hora alegre, numa dança, num momento especial. Esteja sempre lá, isso significa a amizade que tem pela pessoa, e amizades sempre fazem bem, elas dão força, e essa força é essencial para a recuperação de uma pessoa que se mutila.

Seja firme e paciente

Se você está lendo esse post porque quer ajudar uma pessoa, então você se importa com ela. Não é fácil ficar do lado de uma pessoa que você tanto gosta e ver o quanto ela está sofrendo e se machucando. Você precisa saber que ela não vai se livrar da automutilação em alguns meses, demora e é complicado. Ela pode ir melhorando aos poucos e ter algumas recaídas, e você, você precisa aguentar com ela, apertar bem a mão e seguir em frente junto com ela.

Espero que as dicas sejam úteis e boa sorte.


Daiane Primo

Um comentário: