Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os benefícios dos exercícios físicos



Os exercícios físicos podem trazer benefícios não somente para o nosso corpo, mas também para a mente. Algumas pessoas fazem para a saúde, outras por estetica, e autoestima, ja ouviu falar?

Além de tornar os ossos mais fortes o exercício físico ajuda a previnir doenças, como por exemplo, a osteoporose. Isso é o que motiva as pessoas mais idosas a praticarem atividades físicas, pois as melhorias não ocorrem somente na saúde, mas também, no bem-estar da pessoa. Ele ajuda na respiração e nos batimentos cardíacos. Você já reparou que quando corre ou anda depressa demais começa a respirar mais rápido e com mais dificuldade? Isso é devido a falta de movimentação do seu corpo. Uma pessoa que faz caminhada todos os dias, tende a ter uma respiração melhor e não se cansa tão facilmente.

Segue abaixo uma lista dos benefícios do exercício físico:

Queima de calorias e perda de peso;
Manutenção da tonificação dos músculos;
Melhoria na circulação;
Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
Aumento do autocontrole;
Redução do estresse;
Aumento da habilidade de concentração;
Melhoria na aparência;
Redução da depressão;
Melhoria na qualidade do sono;
Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.

O exercício também ajuda na mente, reduzindo o estresse e a ansiedade, e também produzindo a endorfina, substância responsável por causar sensação de bem-estar. Já reparou que quando você termina de praticar alguma atividade você se sente mais leve e mais bem com o seu próprio corpo? Isso é a autoestima e a liberação da endorfina. 


Estudos mostram que uma única sessão de exercícios, com duração de 20 ou 30 minutos numa intensidade baixa ou moderada, leva à diminuição do desconforto da dor. 

Para começar a realizar um exercício físico é importante seguir a seguinte regra: o seu limite. Cada pessoa suporta até um ponto, se você tem algum problema de saúde mais sério é um idoso ou até um criança, precisa tomar cuidado nos tipos de exercícios e na quantidade. Caso contrário ele pode ter efeito oposto a sua saúde.

Estudos indicam que o exercício pode ser tão efetivo quanto os antidepressivos no tratamento da depressão. O exercício aeróbio regular por 30 minutos, praticado pelo menos três vezes por semana, pode ajudar pessoas com depressão moderada, que relatam melhora no humor. Mesmo curtos períodos de exercício, como uma breve caminhada, também podem desencadear um efeito positivo imediato. 

Seja por qual motivo está fazendo o exercício físico, se é por ter um corpo bonito e definido, pela saúde ou para aliviar a mente, não deixe de fazer. O exercício físico é importate para o nosso corpo e contribui para a nossa qualidade de vida.







Daiane P.

Um comentário:

  1. Preciso urgente voltar a caminhar. Já estou sentindo a diferença de quando não estou fazendo exercicios fisicos, não rendo para nada.
    Atualizei meu blog e te convido a ler e dar sua opnião.

    www.belaclick.com

    Um super beijo, Karine.

    ResponderExcluir