Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como saber se tenho depressão?

É comum quando as pessoas se sentem tristes e sem disposição, o nosso cotidiano, nossas práticas e até mesmo o relacionamento com colegas e familiares podem nos gerar essa tristeza. Mas quando saber se essa tristeza  pode estar se tornando depressão?

O témino de um relacionamento amoroso de anos, a morte de um ente querido e outros elementos resultam numa tristeza enorme, que às vezes o indivíduo sente que nunca mais vai acabar. Demora um tempo até que o ser humano possa se recuperar de um trauma, como a perda de um pai ou o afastamento de uma pessoa de que foi muito apegada. É mais do que normal que isso aconteça, pois não estamos totalmente aptos a viver sem a presença de quem nos fazia feliz.  

Mas como saber se apenas estou triste ou se estou desenvolvendo uma depressão? 

É preciso ficar atento a isso, pois a tristeza pode ter longa duração, mas a diferença de uma para outra é que a depressão tem a impossibilidade de realizar ações diferenciais das diárias.

Após um luto é necessário que averigue se o indivíduo está muito tempo sem sair, conversar e voltar para a vida normal. O depressivo perde completamente a vontade de realizar qualquer tipo de ação, porém ele continua a fazer as básicas, já que esta o mantém, como trabalhar, estudar e fazer faxinas. Ele recusa qualquer convite para sair, e se vai - obrigado - permanece isolado e desgostoso no ambiente.

A tristeza é passageira, e mesmo a carregando é possível se divertir de vez enquando, contrário da depressão que torna o corpo do ser humano em desânimo total. O depressivo sente muito sono e não faz nada a mais do que não precisa fazer. 

É importante que a pessoa que desconfie que está desenvolvendo ou já tem a depressão procure um especialista. Mesmo que ele possa receitar remédios e a pessoa não querendo esta solução, é interessante que se vá para escutar uma opinião especialista no assunto e procurar métodos de tratá-la. Pode ser muito bom ir a grupos de apoio ou se possível em um psicológo, não sendo necessário se a pessoa tiver vontade de sair desse quadro e buscar outras alternativas de eliminá-lo.

Segue abaixo uma lista de sintomas presentes na depressão:

tristeza persistente
ansiedade ou sensação de vazio
sentimentos de culpa , inutilidade e desamparo
perda de interesse ou prazer
insônia , despertar matinal precoce
sonolência excessiva
perda de apetite e / ou pêso
excesso de apetite e ganho de pêso
diminuição da energia , fadiga
idéias de morte ou suicídio
inquietação , irritabilidade
dificuldade para concentrar-se e decidir
sintomas físicos persistentes sem diagnóstico

Veja também:

Os benefícios dos exercícios físicos | Sexo pode curar depressão | Saiba como elevar a sua auto-estima  | Chega de depressão: sete atitudes que ajudam no tratamento



Site de pesquisa

Um comentário:

  1. oi linda, fiquei aguardando voce entrar em contato por email mais ainda nada, alexandra_impd@hotmail.com fico no aguardo!

    ResponderExcluir