Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Seis exercícios que amenizam as dores nas costas

Por Renata Demôro

A má postura e o sedentarismo podem desencadear dores nas costas e alterações na coluna. A prática regular de exercícios físicos previne o problema, mas também pode amenizar a dor quando o quadro já está instalado. De acordo com o fisioterapeuta Artur Padão Gosling, do Centro Multidisciplinar da Dor, “pessoas com dor nas costas e fraqueza nas pernas devem evitar a prática de exercícios durante a crise aguda e procurar ajuda especializada para um diagnóstico preciso”. A seguir, saiba quais os cinco exercícios mais indicados para quem sente dores nas costas:


Natação
“A natação é o exercício mais recomendado para quem sofre com dores na coluna. Dentro da piscina até pessoas com problemas mais graves são capazes de se exercitar, ganhando resistência e mais amplitude de movimentos”, explica o fisioterapeuta Artur Padão. 

Ginástica holística
Com mais de 800 exercícios diferentes, o método é capaz de prevenir e ajudar a tratar as dores nas costas. “A ginástica holística respeita os limites de cada pessoa, melhorando a percepção corporal e a postura. No Brasil, estudos com mais de 30 mil voluntários com problemas na coluna, são animadores. Os resultados apontam uma redução de 97% nas cirurgias da região”, explica a fisioterapeuta Patricia Lacombe, diretora da Unidade de Correção Postural da Amil. 

Pilates
Segundo Artur Padão Gosling, “bem orientado, o pilates pode amenizar as dores nas costas e até tratar algumas complicações na coluna. É considerado um exercício completo, já que seus movimentos reúnem os componentes mais importantes dos exercícios físicos, como força, resistência, flexibilidade, controle de movimentos e da respiração. 

Hidroginástica
“A hidroginástica é uma atividade prazerosa e de baixo impacto. A água facilita os movimentos do corpo, o que pode ser especialmente benéfico para pessoas que eram sedentárias. Quando o corpo estiver fortalecido, é preciso combinar com exercícios fora da piscina, como a caminhada”, diz Artur.  

Treinamento funcional
De acordo com Artur, “o treinamento funcional fortalece os músculos de forma isolada, protegendo a coluna cervical. Ao longo do treinamento, o paciente passa a praticar exercícios de maior dificuldade, ganhando confiança e motivação para continuar a prática”.  

Musculação
“Para uma pessoa que sente dores nas costas, o trabalho de sustentação profunda da musculatura da região lombar e dos abdominais forma um cinturão muscular natural, que além de proteger todos os órgãos internos, evita a sobrecarga da coluna e a má postura”, explica Patricia Lacombe.  

0 comentários: