Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Divulgue-nos

Nos Ajude a divulgar!

Facebook

terça-feira, 23 de abril de 2013

Transtorno de Personalidade Borderline


Olá! Eu sou a Eilan do blog borderline-girl.blogspot.com e fui diagnosticada com o transtorno de personalidade Borderline a mais ou menos 3 meses. Ainda estou no caminho para entender este distúrbio e estarei postando informações sobre ele e outros aqui no Projeto Burlive, uma iniciativa super legal com a qual resolvi colaborar.
Hoje falarei da definição do que é ser Borderline, pois uma coisa que descobri é que poucos sabem que ele exista, principalmente aqui no Brasil.

O que é o transtorno de Personalidade Borderline (ou limítrofe)?
O transtorno de personalidade Borderline é um distúrbio onde indivíduos têm dificuldades intensas de regular suas emoções. Os problemas incluem raiva extrema, relacionamentos caóticos, impulsividade, um senso do self (ou de si mesmo) instável, tentativas de suicídio, automutilação, vergonha, medo do abandono e um sentimento crônico de vazio
Mas há esperança. Com o tratamento apropriado muitos pacientes mostram um avanço em um ano. A medida que o tempo passa, 80% dos Borders tem os sintomas reduzidos.

Predomínio

É estimado que mais de 14 milhões de americanos adultos, distribuídos equivalentemente entre homens e mulheres, têm o TPB. É mais comum que a esquizofrenia ou transtorno bipolar, mas obter um diagnóstico pode ser difícil.
Pesquisa, opções de tratamento e educação familiar estão décadas atrás quando comparados a outros transtornos psiquiátricos. O custo pessoal, social e econômico do TPB o faz um fardo significativo para o sistema de saúde. Todavia, o impacto deste transtorno continua não reconhecido.
Sintomas

As pessoas com TPB geralmente tem padrões altamente instáveis de relacionamentos. Enquanto eles podem desenvolver apegos intensos, as suas atitudes para com a família, amigos e outros que amem podem de repente mudar de idealizações (grande admiração e amor) para desvalorizações (raiva intensa e antipatia). Até mesmo com membros da família estes indivíduos têm uma sensibilidade alta para o abandono, reagindo com raiva e aflição a separações suaves como férias, uma viagem de negócios ou uma mudança brusca de planos.
Distorções no pensamento e no senso de si próprio podem levar a mudanças frequentes de objetivos a longo prazo, planos de carreira, empregos, amizades, identidade de gênero e valores. As vezes as pessoas com TPB se veem como essencialmente maus ou indignos. Elas podem se sentir injustamente mal entendidas ou maltratadas, entediadas, vazias e tem pouca consciência de quem são. Tais sintomas são mais agudos quando os borders se sentem isolados e sem um apoio social e pode resultar em esforços frenéticos para evitar ficarem sozinhos, como comportamentos impulsivos e tentativas de suicídio.
1. Esforços frenéticos para evitar abandonos reais ou imaginários.

2. Relacionamentos intensos e instáveis como padrão, caracterizados na alternância entre idealizações e desvalorizações extremas. 

3. Distúrbio de identidade: autoimagem e senso de si mesmo persistentemente instáveis.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas que são potencialmente autodestrutivas (Gastos, sexo, abuso de substâncias, direção descuidada, alimentação) 

5. Comportamento suicida recorrente, com ameaças ou gestos ou automutilação.
6. Instabilidade afetiva devido a alternância de humor.

7. Sentimento crônico de vazio.

8. Raiva intensa ou inapropriada, dificuldade de controlar a raiva. 

9. Ideação paranóide transitória relacionada ao estresse ou severos sintomas de dissociação. (DSM IV)

Transtornos co-ocorrentes
O TPB raramente aparece sozinho. Os borders frequentemente tem outros diagnósticos. Isso é chamado comorbidade ou ter sintomas co-ocorrentes. Eles podem incluir abuso de substâncias, transtornos de alimentação, de ansiedade, transtorno bipolar assim como outros transtornos de personalidade. Mais da metade da população com TPB sofre de depressão. Quando a depressão e o TPB ocorrem juntos, até que os sintomas do TPB melhorem a depressão não cessa com a medicação. 
Tratamento

Tem havido um progresso considerável nos últimos 25 anos no entendimento e tratamento do transtorno de personalidade Borderline. Agora há tratamentos que se mostraram efetivos. O mais pesquisado e conhecido é a Terapia Dialética Comportamental. Infelizmente, as opções de tratamento para pacientes internados ou não são insuficientes para atender a demanda.

Medicação

Não há remédio específico para o tratamento do TPB. Aos pacientes geralmente é receitado medicações para tratar seus sintomas. Pesquisas mostram que os remédios podem ser moderadamente efetivos para raiva, impulsividade e depressão. Pacientes e médicos tem que estar cientes que frequentemente que não a resposta pode ser modesta na melhor das hipóteses. Aqueles com TPB tem que ser sensíveis aos efeitos colaterais das medicações. É importante discuti-los com o médico antes de decidir por quais não são tão bons ou problemáticos demais para que se continue a tomá-los. Clínicos treinados para o tratamento deste transtorno usam os remédios como uma adição à psicoterapia.

Tradução Livre - Eilan 


Um comentário: